Tipos de Catástrofes Naturais

Cheias ou inundações
Este tipo de catástrofes acontecem quando a água dos rios transborda ou o mar invade a terra. Causam grande destruição com elevados prejuízos materiais. Porém, tem efeitos positivos para muitas regiões agrícolas.
Modos de prevenção:
- Planear a ocupação das bacias hidrográficas;
- Limpar e desobstruir os leitos de cheia e desassorear a foz dos rios com regularidade;
- Construir barragens;
- Proteger as margens dos rios com diques, canais e a foz contra as invasões do mar;
- Reflorestar as áreas onde o escoamento superficial é mais intenso.

Furacões
Estas catástrofes que começam no mar e causam grandes prejuízos em terra, são enormes sistemas de baixas pressões em que o ar ascende violentamente em espiral. Formam-se ventos que podem atingir 300 km/h e nuvens de grande desenvolvimento vertical. Quando chegam a terra, destroem extensas áreas e causam graves inundações, pois produzem chuvas que são acompanhadas de uma onda gigante. 


 Secas
  As secas caracterizam-se por valores de precipitação muito baixos, durante um período   de tempo mais ou menos prolongado, instalando-se gradualmente numa região. As secas podem durar vários anos, com efeitos devastadores na agricultura. Quando a seca é prolongada, os solos degradam-se, ficam ressequidos e poeirentos, sendo facilmente arrastados pelo vento e a vegetação também vai desaparecendo.
Vagas de calor e frio
São alterações de temperatura com valores fora de comum, tanto muito altas como muito baixas. Podem existir: vagas de calor – temperaturas bastante mais elevadas do que o habitual e vagas de frio – temperaturas bastante mais baixas do que o habitual. O calor e o frio excessivo podem ter consequências graves para a vida humana, pois exigem adaptações rápidas e capacidade de resistência do nosso organismo. As vagas de calor e frio também têm impactos na agricultura, podendo destruir completamente as colheitas.

Avalanches
As avalanches formam-se através dos deslizamentos de neve instável, numa vertente íngreme. Um pequeno movimento ou ruído pode soltar uma placa de neve que arrasta atrás de si uma quantidade cada vez maior de neve, até embater numa área mais baixa. Esta arrasta consigo pedaços de terra e rocha e forma um vento muito forte que pode arrancar árvores e telhados. Quando as avalanches acontecem em áreas habitadas causam enormes danos materiais e tiram vidas.
Sismos e vulcões
No interior da terra existe uma intensa actividade que se faz sentir à superfície através de movimentos da crosta terrestre. Os sismos e as erupções vulcânicas são mais frequentes nos limites das placas tectónicas, havendo algumas regiões que se destacam pela magnitude deste tipo de catástrofe. Os sismos e os vulcões podem causar danos, tanto materiais como humanos, provocando também alterações na configuração da superfície terrestre. Os vulcões provocam ainda, uma intensa poluição atmosférica com o fumo e as poeiras que libertam, chegando a formar-se nuvens que cobrem extensas áreas.
Modos de prevenção:
-Observações regulares;
-Cumprimento de regras de construção dos edifícios e das infra–estruturas, de modo a que resistam melhor aos abalos provocados pelos sismos;
-Divulgação dos procedimentos correctos a adoptar pela população, em caso deste tipo de catástrofe.

Leia Mais…